Criada em 2018, a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia chega à sua quarta edição com uma novidade. Pela primeira vez, e a partir de agora de forma permanente, serão duas bolsas, e não uma. O objetivo é ampliar o alcance para contemplar maior representatividade de vozes e de identidades. Uma das bolsas será oferecida exclusivamente a pesquisadores que pertençam a grupos historicamente silenciados.
Em 2021, este grupo será o de pesquisadores autodeclarados indígenas, preferivelmente originários de povos do Alto Amazonas. A escolha se explica pelo próprio universo de imagens selecionado para tema desta edição: o conjunto de fotografias produzido por Albert Frisch (1840-1918), alemão que fez os primeiros registros fotográficos conhecidos sobre a floresta amazônica brasileira e seus habitantes.
Estão aptas a se inscrever pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, radicadas no Brasil há, no mínimo, um ano, e que preencham uma das seguintes condições:
a) possuam o título de mestre ou superior, com ou sem vínculo acadêmico ou institucional; ou
b) possuam graduação e comprovem, ao menos, três anos de experiência na realização de projetos de pesquisa em Ciências Humanas ou Sociais, cujos resultados tenham sido publicados em meio impresso ou digital.
O Instituto Moreira Salles concederá duas bolsas, sendo uma para cada eixo temático que se encontra detalhado no Anexo I do edital.
Eixo 1: Amazônia de dentro. Leitura indígena sobre o conjunto de fotografias editadas no álbum [Résultat d'une Expédition Photographique sur le Solimões ou Alto Amazonas et Rio Negro].
Esta bolsa se destina exclusivamente a pesquisadores autodeclarados indígenas, preferivelmente originários de povos do Alto Amazonas.
Eixo 2: A Amazônia por Frisch e seus contextos, nas coleções do IMS.
Destinada a pesquisadores em geral, a bolsa também encoraja candidaturas de pesquisadores autodeclarados indígenas para este eixo temático.
Os candidatos deverão apresentar um único projeto de pesquisa inédito, assim entendido como um projeto não apresentado publicamente nem resultante de dissertação ou tese para conclusão de curso de graduação ou pós-graduação universitária.
- Inscrições: até 31 de outubro/2021, via on-line
- Taxa de inscrição: não
- Premiação: duas bolsas no valor de R$ 30.000 cada.
- Edital + Inscrição: https://bit.ly/3nFVI3w