A mostra Move Concreto! Mulheres e videodança, será realizada de 16 a 25 de abril de 2021, de maneira virtual e gratuita. O objetivo é promover, descentralizar, disseminar e democratizar o acesso às obras de videodança produzidas e protagonizadas por mulheres, com o ideal de contribuir com a produção audiovisual feminina, intensificando ações que visam a igualdade de gênero e valorização da diversidade, através da participação de mulheres cisgênero, transexuais, travestis, de diversas orientações sexuais.
A mostra irá selecionar, dentre as categorias, vinte e cinco obras de videodança e seis propostas de ações formativas. Podem ser inscritas obras e propostas realizadas por mulheres, sendo as funções principais, as equipes dos vídeos e o protagonismo nas imagens desenvolvidos primordialmente por mulheres.
Tanto as categorias de vídeo quanto as ações formativas poderão contar com homens em sua equipe desde que estejam em funções secundárias e não sejam maioria.
Serão aceitas obras produzidas a partir de 2019, sem necessidade de serem inéditas. Não há limite de inscrições por proponente. Além disso, 20% dos trabalhos selecionados serão do estado de Minas Gerais.
Poderão se inscrever, exclusivamente, artistas que residam no Brasil, nas categorias Mostra Principal (para obras com até vinte minutos de duração); Categoria Minuto (para obras com até um minuto de duração), além de propostas de ações formativas.
A mostra é realizada pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre, através de patrocínio da Lei Aldir Blanc, realizado através do edital n° 16/2020 - Edital de seleção de propostas de mostras e festivais artísticos e culturais.
– Inscrições: até 17 de março/2021, via on-line
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: cachês de R$ 300 a R$ 1.000.
– Edital + Inscrições: https://bit.ly/3bWZs93