Estão abertas as inscrições para a 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia, exclusivo para a cidade de São Paulo e que tem como objetivo o apoio financeiro a projetos e ações culturais propostos por coletivos artísticos e culturais em andamento nos distritos ou bolsões com altos índices de vulnerabilidade social, especialmente nas áreas periféricas do município de São Paulo.
O Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia apoia financeiramente projetos e ações culturais que tenham os seguintes enfoques: gestão de espaços culturais autônomos, pesquisa, criação, produção, difusão e circulação de produções culturais e artísticas das áreas periféricas, arranjos produtivos econômicos locais, como estúdios comunitários, produtoras culturais e editoras, e processos de articulação de redes e fóruns coletivos culturais, entre outros.
O Programa usa como referência o Recenseamento Geral de 2010 do IBGE, e divide o Município de São Paulo em quatro áreas. As propostas apresentadas neste edital podem ter duração máxima de vinte e quatro meses.
Podem se inscrever coletivos artísticos representados por pessoas físicas, sendo necessário comprovar atuação de, no mínimo, três anos na área. Cada coletivo poderá inscrever apenas um projeto. O coletivo, independentemente do número de integrantes, deve ser representado por um núcleo de três pessoas com idade mínima de dezoito anos até a data de publicação dos resultados; e comprovadamente residentes nas regiões com altos índices de vulnerabilidade social nos últimos três anos onde pretendem realizar o projeto;
Proponentes jurídicos ou coletivos artísticos representados por pessoas jurídicas não estão aptos a concorrer neste edital.
- Inscrições: até 31 de maio/2021, via on-line
- Taxa de inscrição: não
- Premiação: propostas apresentadas devem ter valor mínimo de R$ 124.065,50 e valor máximo de R$ 372.196,49.
- Edital + Inscrição: https://bit.ly/3xvVgY3