A Baciada das Mulheres do Juquery, atuante na cidade de Franco da Rocha/SP, é um coletivo cultural feminista, que realiza anualmente, desde 2016, a Mostra de Cinema da Mulher, discutindo através das produções as diferentes realidades de mulheres e as opressões sofridas.
Desde a 2ª edição, a programação da Mostra de Cinema da Mulher é formada integralmente por produções independentes, sendo realizado um processo seleção através de chamamento público para inscrições de curtas-metragens de realizadoras interessadas.
A 6ª edição da Mostra de Cinema da Mulher foi contemplada pelo edital 32/2020 para produção de Mostras e Festivais, do ProAC editais, do Governo do Estado de São Paulo, e prevê a realização de quatro dias de evento.
Os curta-metragens inscritos deverão ser dirigidos por mulheres e ter até vinte minutos de duração. Ao todo, serão selecionados doze curta-metragens, sendo nove deles escolhidos por protagonismo feminino no enredo, bem como abordar diversidade de gênero, sexualidade, raça e classe. A mostra acontece anualmente desde 2016, sem nenhum caráter competitivo.
A Mostra é um evento que atua na formação de público para o cinema brasileiro e que mobiliza como público engajado diversos coletivos feministas de Franco da Rocha e região, por trazer produções e debates que refletem sobre as problemáticas das mulheres em esfera global, discutindo a estrutura patriarcal e abrindo espaços para criação de estratégias de ações que minimizem os problemas enfrentados, entendendo que a cultura é uma potente ferramenta de transformação social.
- Inscrições: até 18 de maio/2021, via on-line
- Taxa de inscrição: não
- Premiação: R$ 1.000 para cada curta selecionado.
- Edital + Inscrição: https://bit.ly/3eQITx2