A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, com o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira torna público que abriu as inscrições para a seleção e premiação de quatro ensaios fotográficos, que não tenham sido premiados no Brasil ou no exterior, realizados por fotógrafas ou fotógrafos residentes no Brasil, nas seguintes categorias:
a) Categoria 1- ANCESTRALIDADE E REPRESENTAÇÃO
Ensaio fotográfico de reconstrução histórica. Nesta categoria serão apreciados os ensaios que abordem a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, e dentre outros, no Brasil, garantindo a qualidade artística do registro imagético.
b) Categoria 2 - QUESTÕES HISTÓRICAS
Nesta categoria serão apreciados os ensaios fotográficos que dialoguem com o momento histórico contemporâneo, considerando a realidade pandêmica e suas consequências em torno dos processos ocasionados pelas vivências nos campos políticos e sociais.
c) Categoria 3 - LIVRE TEMÁTICA E TÉCNICA
Nesta categoria serão apreciados os ensaios fotográficos documentais, que registrem de forma livre no que se refere a sua temática e técnica (inclusive as experimentações dos processos alternativos) utilizada, e que tragam aspectos despercebidos na observação do cotidiano.
Cada ensaio deverá ser composto por no mínimo de dez e máximo de vinte fotografias, além de um texto narrativo/conceitual sobre a proposta inscrita. Cada participante concorrerá em apenas uma das categorias.
Os ensaios selecionados farão parte de uma exposição fotográfica coletiva (física e virtual) e de um catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2021/2022. Tanto para a Exposição, quanto para o catálogo, serão selecionados quinze ensaios fotográficos, sendo quatro oriundos das premiações, e os demais no total de onze, indicados pela comissão de seleção.
Poderão inscrever-se pessoas físicas, maiores de dezoito anos, completos até a data da inscrição, brasileiros natos ou naturalizados, assim como estrangeiros com situação de permanência devidamente legalizada e residência comprovada no Brasil de, pelo menos, dois anos completos até a data da inscrição.
É vedada a inscrição de fotógrafa ou fotógrafo que já tenha sido premiado nas duas últimas edições do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.
- Inscrições: até 23 de julho/2021, via on-line
- Taxa de inscrição: não
- Premiação: Três prêmios de R$ 30.000, uma residência artística + R$ 10.000 para um artista baiano (ou estrangeiro residente legalmente há mais de dois anos na Bahia.
- Edital: https://bit.ly/366OeMR
- Inscrição: https://bit.ly/3eFKjLw