Estão abertas as inscrições para o Foca – Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
O edital terá duas linhas de ação, uma delas para descentralizar/democratizar o acesso por territórios, abrangendo toda a cidade e visando incentivar artistas de diferentes territórios, destacando as favelas, além de arte antirracista e LGBTI+.
Na primeira linha de incentivo, o objetivo é selecionar e apoiar financeiramente cento e oitenta e quatro propostas em doze categorias: teatro, circo, artes visuais, arte antirracista, produções LGBTI+, artes urbana e pública, cultura popular, música, literatura, infância, dança e pesquisa & inovação. Podem participar pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos), Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas - neste caso exclusivo para a categoria pesquisa & inovação.
A segunda linha fomentará as relações entre cultura e território, potencializando a cena artística em regiões populares da cidade. Receberão apoio cento e vinte projetos, em duas categorias: favelas da Zona Sul e do Centro (APs 1 e 2 ) e localidades da Zonas Norte e Oeste (APs 3, 4 e 5). Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, incluindo MEIs, com residência e atuação cultural nestes territórios há pelo menos um ano.
Nas duas primeiras semanas do período de inscrição, a Secretaria Municipal de Cultura realizará uma campanha de mobilização inédita para alcançar um maior número de inscritos no edital. Serão realizados cinco encontros presenciais aos sábados (Foca no Território), além de lives às quartas-feiras às 19h (youtube.com/culturario), para estimular as inscrições de artistas, produtores e agentes culturais.
- Inscrições: até 22 de agosto/2021, via on-line
- Taxa de inscrição: não