A exposição fotográfica coletiva “Encorpadas – grandes, largos, políticos: corpos gordos” terá sua abertura através de uma live no YouTube, no dia 23 de janeiro, às 20h no canal “Projeto Encorpadas”. A exposição em formato online, é uma idealização de Mariana Moura, e é fruto do projeto homônimo, que utiliza a fotografia de autorretrato para fortalecer o processo de amor-próprio de mulheres gordas. Na abertura haverá a exibição de um vídeo de mediação das obras com a educadora Vive Almeida e a participação das 15 mulheres que integram a exposição, Adriana Carvalho, Aline Sobral, Amanda Lima, Beatriz Mendes, Bianca Pereira, Joane Bastos, Joana D’arc Branco, Joice Aziza, Juliana Varges, Karinny Paklandd, MaySistah, Mônica Dalcol, Patih Borges, Regina Mota e Rosangela Barros, que falarão sobre como foi o processo dos encontros e a produção das fotografias.
A exposição ficará disponível no site: www.projetoencorpadas.wixsite.
O projeto “Encorpadas” começou em outubro de 2020 e está na etapa final, que será a exposição fotográfica coletiva de autorretratos de mulheres gordas, que participaram dos encontros denominados “Vivências Encorpadas”, que aconteceram de outubro a dezembro, via chamada de vídeo, pelo zoom. Nos encontros foram realizadas discussões sobre ativismo gordo e gordofobia, workshop de arte gorda, fotografia de autorretrato, curadoria e coordenação da produção de fotografias de autorretratos. Como resultado final destas trocas, 15 mulheres aceitaram o desafio e produziram as imagens de autorretrato que comporão a exposição.
O projeto “Encorpadas” foi pensado, desde o seu nascimento, para ser um espaço seguro de compartilhamento e cuidado entre mulheres gordas. Durante os encontros foi possível perceber a potência das discussões e também em como a arte, especificamente a fotografia, pode ser transformadora para contribuir com o processo de aceitação e naturalização de corpos gordos e todos os seus formatos e recortes diferentes, o resultado do processo é uma exposição que gera indagações e protagoniza o corpo gordo das mulheres, que são tão massacradas na sociedade que patologiza e violenta estes corpos.
“Que todas nós, mulheres gordas, consigamos perceber a potência dos nossos corpos e possamos construir ou continuar um processo de valorização da mulher gorda e toda a sua grandiosidade”. - Mari Moura, idealizadora do Projeto.
ENCORPADAS realizou a contratação exclusiva de mulheres em sua produção, sendo que mulheres gordas protagonizam 85% desta iniciativa.
O projeto ENCORPADAS foi contemplado pelo edital de apoio à cultura, do Fundo Municipal de Cultura de Franco da Rocha. É uma idealização da artivista cultural gorda Mari Moura e a realização é do Conselho Municipal de Política Cultural de Franco da Rocha e Prefeitura Municipal de Franco da Rocha.
Curta o projeto nas redes sociais e saiba mais informações:
Instagram: @projetoencorpadas | Facebook: facebook.com/encorpadas
Email: projetoencorpadas@gmail.com / meireramos.assessoria@gmail.