CONTATO editaiseafins@gmail.com
Cadastre AQUI seu email
para receber nossa newsletter
sobre as novas publicações.
    
BUSQUE
24 de março de 2021

Com sete anos de estrada, espetáculo ‘Longos Anos’ ganha versão para Instagram


Completando sete anos de estrada em 2021, o espetáculo “Longos Anos” volta a ser encenado pelo dramaturgo e diretor teatral Homero Ferreira em uma temporada virtual de 25 de março a 3 de abril. As sessões são de quinta-feira a sábado, às 20h30, transmitidas ao vivo pelo Instagram.

Além de assinar o texto e a direção, o artista interpreta a protagonista Bete na montagem, que conta a história do reencontro emocionante de duas irmãs afastadas pelos rumos incertos do destino. Inspirada livremente no clássico do cinema “O que terá acontecido a Baby Jane?” (1962), a obra é uma espécie de leitura cênica. A cada sessão, Homero Ferreira recebe um artista convidado para encarnar Joana, a irmã gêmea de Bete. E, nesse jogo, convidado e público transitam na fronteira entre leitura dramática e encenação.

“Para a temporada online, tive que voltar para o texto e encaixar esse encontro no quadrado da cena virtual. Esse teatro diferente que a gente tem feito no vídeo já consiste em um engenhoso desafio. É, por si só, uma forma de exercitar a escrita, percorrendo as variantes possíveis da dramaturgia, da história que está sendo contada ali na cena por mim e meus convidados”, reflete o artista. Nas sessões online de “Longos Anos”, ele traz convidados com quem tem contato nas três cidades onde se divide atualmente: Rio de Janeiro (onde cursa mestrado), São Paulo (onde está baseado e mantém parcerias artísticas) e São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde começou sua trajetória artística e está sediada sua companhia de teatro, a Hecatombe.

Os convidados, em ordem cronológica, são: a atriz e coreógrafa Raquel Karro, do Rio de Janeiro; Soraia Costa, atriz, dramaturga, videomaker e foto?grafa baseada em São Paulo; Fagner Rodrigues, ator, diretor teatral e gestor cultural em São José do Rio Preto; Tauã Teixeira, performer e escritor que atua entre o interior e a Capital paulista; Paulo Merísio, professor do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e Daniel Veiga, dramaturgo, roteirista e ator, atualmente professor no curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.

“Para mim, é sempre um novo começo, pois a cada convidado uma nova expectativa se cria, o que permite que a cada apresentação se presencie um novo espetáculo. É no risco que eu, o ator fixo, devo buscar esteio para conduzir o trabalho e é nele, no risco, que o público também deposita sua atenção”, reflete Ferreira. No trabalho, dramaturgia e encenação conduzem o espectador a ser mais um personagem, uma testemunha próxima da ação em diálogo o tempo todo com a cena, querendo saber como a personagem Bete irá reagir ao estímulo dos convidados.

“Longos Anos” não realiza sessões presenciais desde outubro de 2019. Em sua trajetória, o espetáculo cativou plateias em várias cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2016, no Festival Internacional de Rio Preto (FIT Rio Preto), lotou sete sessões. Adaptável, já foi realizado em casas, palcos, espaços alternativos e mais intimistas e salas de aula. Recentemente, Soraia Costa fez o registro audiovisual de uma apresentação sem plateia e cumprindo todos os protocolos no apartamento do artista. O registro teve Tauã Teixeira como convidado e foi exibido na Virada SP Online.

Homero Ferreira observa que a experiência do público fica ainda mais evidente quando há a oportunidade de ver a peça mais de uma vez. “Há pessoas que voltam pela emoção de fazer parte do jogo e toma seu lugar na proposta, tal qual eu pensei ao idealizar o projeto. Há pessoas que já assistiram por mais de 10 vezes a obra e, se hoje o espetáculo voltar em cartaz, certamente elas estarão lá revivendo as tensões de Bete e de Joana, de Homero e seu convidado do dia.”

Durante a temporada online de “Longos Anos”, haverá duas lives com convidados para discorrerem sobre assuntos relacionados à montagem. Na primeira, dia 27 de março, Homero Ferreira recebe os artistas Daniel Veiga, Davi Palmeira e Linaldo Telles, em um bate-papo com o tema “O jogo e o risco”. No dia 3 de abril, a jornalista Graziela Nunes faz a entrevista “Longos Anos por dentro”, num retrospecto sobre o espetáculo, com Homero Ferreira. As lives são sempre às 16h30, no perfil @homeroeu.

A temporada online é realizada por meio do Edital ProAC Expresso LAB 36/2020, “Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado.


SINOPSE:

Essa é a história de um reencontro emocionante de duas irmãs afastadas pelos rumos incertos do destino. Para Bete, o retorno de sua irmã gêmea, Joana, tem um significado libertador. Ela se manteve ao lado da avó enquanto Joana trilhava um caminho de vida brilhante. O que Bete mais quer, agora que sua avó se foi e sua irmã voltou, é realizar os planos que fez durante todo o período em que ficou na velha casa de antes e sempre. A outra, por seu turno, quer apenas desfazer os mal-entendidos do tempo e, finalmente, poder dizer o que entende como sua própria verdade. A cada sessão, Homero Ferreira recebe um ator convidado que lê a personagem Joana.


SERVIÇO:

Longos Anos, com Companhia Hecatombe

> Temporada online: 25 de março a 3 de abril, quinta a sábado, 20h30, via Instagram, pelo perfil @homeroeu. Artistas convidados: Raquel Karro (25/3); Soraia Costa (26/3); Fagner Rodrigues (27/3); Tauã Teixeira (1/4); Paulo Merísio (2/4) e Daniel Veiga (3/4). 14 anos. 50 minutos. Gratuito.

> Encontros virtuais: 27/03, bate-papo “O jogo e o risco”, com Daniel Veiga, Davi Palmeira e Linaldo Telles, mediação de Homero Ferreira. 3/04, entrevista “Longos Anos por dentro”, com Graziela Nunes e Homero Ferreira. Sempre às 16h30, via Instagram, pelo perfil @homeroeu. Gratuito. 

Com sete anos de estrada, espetáculo ‘Longos Anos’ ganha versão para Instagram

NOTÍCIAS ANTERIORES

Vancouver Animation School chega ao Brasil com webinário gratuito de animação profissionalCorpórea Companhia de Corpos seleciona artistas para acompanharem processo criativo de novo espetáculoFundação das Artes oferece 750 vagas gratuitas em cursos de capacitação na área culturalSecretaria Especial da Cultura abre chamamento de seleção de projetos para o Mercado das Indústrias Criativas (MICBR)Prefeitura de Salvador lança 3ª edição do Programa Viva CulturaFAMA Museu anuncia selecionados no Edital 2021Conheça o MUTHA, 1º Museu Transgênero de História e Arte do BrasilSão Paulo celebra Semana de Arte Moderna com 100 eventosConexões Literárias ressalta a importância do contador de históriasMostra Cênica Resistências apresenta sua edição virtualSesc/DF abre inscrições para oficinas gratuitas de dramaturgiaArte e diversidade estão em sintonia no Pajubá Festival, da Cia. Ir e VirFADE TO BLACK FESTIVAL REUNIRÁ AFROCRIADORES DA DIÁSPORA DE 06 A 10 DE ABRILMostra Cênica Resistências divulga projetos selecionadosGAL (Grupo de Apoio à Loucura) reflete sobre loucura em sua primeira obra para ambiente virtualFundação das Artes lança novos editais em parceria com o Programa Pronatec do Governo Federal Setorial de Artes Visuais lança plataforma com trabalhos de artistas de ItajaíVeredas Festival - Programação oficial de atividadesAsè Festival Cultural divulga selecionados34ª Bienal de São Paulo Live: As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro PretoPAJUBá FESTIVAL DIVULGA PROJETOS SELECIONADOS ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA ENCORPADASFESTIVAL DE LEITURA ON-LINE HOMENAGEIA RUBEM BRAGA
Publicidade 001