CONTATO editaiseafins@gmail.com
Cadastre AQUI seu email
para receber nossa newsletter
sobre as novas publicações.
    
BUSQUE
07 de junho de 2021

São Paulo celebra Semana de Arte Moderna com 100 eventos


Para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, ou Semana de 22, um marco para o cenário artístico brasileiro, o Governo de SP preparou um evento super especial. Ao longo de 18 meses, entre julho de 2021 e dezembro de 2022, as instituições culturais do estado organizam 100 atrações focadas nesse tema.

Haja programação! Chamado de “Modernismo Hoje”, o projeto envolve 60 instituições, tanto públicas quanto privadas, corpos artísticos, espaços e programas culturais.

E tem de tudo: exposições de arte, webinars, espetáculos de dança e teatro, festivais e eventos multilinguagem, obras audiovisuais e ações ligadas à literatura. Você confere tudo no site criado especialmente para as comemorações. Algumas atrações acontecem virtualmente!

Quem preferir, pode acompanhar esse calendário, carinhosamente chamado de Tarsila, por aplicativos de IOS e Android. Também ficam instalados 100 totens touch screen em espaços culturais para interação com essa programação, além de catálogo, folders, folhetos e vídeos de divulgação.

Isso significa que os museus queridinhos de SP, como o MIS – Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca, a Casa das Rosas e até o Museu da Língua Portuguesa planejam atividades imperdíveis ao longo desse tempo. Mas há programações em outras cidades também, como em Tatuí, Campos do Jordão e Brodowski.

A TV Cultura também se prepara para a ocasião especial. Entre suas ações, destaca-se o ciclo de cinema “Só a Antropofagia nos Une”, com filmes brasileiros modernistas que ecoam a Semana de 22, de 15 a 18 de fevereiro de 2022.

Essa grande iniciativa para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna tem a missão de gerar uma oferta cultural de relevante e de qualidade. Além disso, a ideia é destacar o papel dos artistas paulistas no movimento modernista, que reverberou por todo o país.


Conheça um pouco sobre a Semana de Arte Moderna

Realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922 no Theatro Municipal de São Paulo, esse importante festival marcou o rompimento com o tradicionalismo cultural associado ao parnasianismo, ao simbolismo e à arte acadêmica.

O evento, idealizado por um grupo de intelectuais paulistas, envolveu uma exposição com cerca de 100 obras e três sessões lítero-musicais noturnas. Não havia uma vertente artística específica a ser seguida, a ideia era simplesmente romper o status quo e abrir espaço para o cubismo, o futurismo, o surrealismo, o dadaísmo e outras tendências que surgiram na Europa no início do século 20.

Embora o movimento modernista no Brasil tenha envolvido pintores, escultores, escritores, músicos e arquitetos, o destaque maior foi para as artes plásticas.

Nomes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Victor Brecheret foram alguns desses artistas brasileiros revolucionários. O modernismo também se espalhou por lugares como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

 


Fonte: Catraca Livre

São Paulo celebra Semana de Arte Moderna com 100 eventos

NOTÍCIAS ANTERIORES

Vancouver Animation School chega ao Brasil com webinário gratuito de animação profissionalCorpórea Companhia de Corpos seleciona artistas para acompanharem processo criativo de novo espetáculoFundação das Artes oferece 750 vagas gratuitas em cursos de capacitação na área culturalSecretaria Especial da Cultura abre chamamento de seleção de projetos para o Mercado das Indústrias Criativas (MICBR)Prefeitura de Salvador lança 3ª edição do Programa Viva CulturaFAMA Museu anuncia selecionados no Edital 2021Conheça o MUTHA, 1º Museu Transgênero de História e Arte do BrasilConexões Literárias ressalta a importância do contador de históriasMostra Cênica Resistências apresenta sua edição virtualSesc/DF abre inscrições para oficinas gratuitas de dramaturgiaArte e diversidade estão em sintonia no Pajubá Festival, da Cia. Ir e VirFADE TO BLACK FESTIVAL REUNIRÁ AFROCRIADORES DA DIÁSPORA DE 06 A 10 DE ABRILMostra Cênica Resistências divulga projetos selecionadosCom sete anos de estrada, espetáculo ‘Longos Anos’ ganha versão para InstagramGAL (Grupo de Apoio à Loucura) reflete sobre loucura em sua primeira obra para ambiente virtualFundação das Artes lança novos editais em parceria com o Programa Pronatec do Governo Federal Setorial de Artes Visuais lança plataforma com trabalhos de artistas de ItajaíVeredas Festival - Programação oficial de atividadesAsè Festival Cultural divulga selecionados34ª Bienal de São Paulo Live: As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro PretoPAJUBá FESTIVAL DIVULGA PROJETOS SELECIONADOS ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA ENCORPADASFESTIVAL DE LEITURA ON-LINE HOMENAGEIA RUBEM BRAGA
Publicidade 001